Aprendizagem socioemocional: família e escola juntos

maio 29, 2019 6:34 pm

          Nas escolas dos Estados Unidos uma extensiva gama de estudos apontam com consistência os benefícios da aprendizagem socioemocional. As pesquisas vêm de várias áreas: neurociência, saúde, psicologia, gestão escolar, teorias de aprendizagem, economia, empregabilidade e prevenção de problemas de conduta. Porém, no Brasil, faz pouco tempo que se houve falar de desenvolvimento socioemocional nas escolas.

         Apartir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC observamos que a mesma, apresenta em suas 10 competências gerais, questões ligadas tanto ao conhecimento quanto a conteúdos emocionais e socioemocionais. Obrigando-nos, portanto, a desenvolver essas competências desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental. 

            Surge então um grande dilema, pois estudos mostram a importância de desenvolver essas competências nos alunos. Ficam algumas indagações: Quem formou  os professores para isso? O quanto os professores estão preparados para trabalhar essas questões com seus alunos? O quanto isso foi trabalhado com eles nas Universidades, Cursos de Pós-Graduação e Especializações? 

         Nós, como gestores de Escolas, temos um papel muito importante nessa formação. Precisamos com urgência estudar e realinhar os novos propósitos da educação e acaba surgindo um novo papel dos gestores e também dos nossos  professores: o maior engajamento famíliar.

             Por muito tempo ouvimos frases prontas de que questões socioemocionais se desenvolvem apenas em casa, porém nunca acreditei nisso, sempre entendi o papel da escola como um dos maiores pilares de interação e desenvolvimento social, pois é ali que eles também aprendem a respeitar as pessoas, a ter mais empatia, a saber lidar com as frustrações, a se defenderem de preconceitos e a consolidarem valores para a vida.

           Aos pais, cabe também a preocupação com essas questões e cabe entender que o processo educacional dentro de uma escola ocorre não só cognitivamente mas também emocionalmente. Nesse contexto, os pais também precisam ser preparados para um novo ambiente e mais uma vez cabe a nós  auxiliar-mos nesse processo.

           Dessa forma, começamos a entender que família e escola precisam estar mobilizados dentro do contexto e necessitam se apoiar. Afinal, devemos nos preocupar com o desenvolvimento de nossas crianças e jovens de forma integral e cabe aos pais estarem  mais atentos aos movimentos que as escolas precisam proporcionar a partir de agora.

Escrito por Laura de Andrade