Como transformar a escola em um ambiente inovador?

outubro 22, 2018 10:26 am

Com o dinamismo das transformações digitais, econômicas e sociais, há uma concordância de que as escolas precisam evoluir mais em nível de metodologias e currículos. Além disso, deveriam oferecer espaços mais flexíveis e acolhedores, de maneira que os alunos estejam motivados para que gostem de aprender e sejam capazes de enfrentar os desafios cada vez mais complexos que irão ocorrer em suas vidas.
Mudar a cultura de escolas convencionais não é simples, pois a tendência é repetir modelos que já foram consolidados e que deram certo para época em que viviam, com as ferramentas disponíveis naquele momento. Algumas delas reúnem as condições para uma transformação profunda mais rápida, enquanto outras só conseguem planejar pequenos avanços pontuais. É certo que ninguém consegue transformar uma instituição sem enfrentar obstáculos. Mudanças, sejam rápidas ou lentas, precisam de apoio de pessoas de visão e de ação. Então, por onde começar?

Há mudanças que são mais fáceis de serem implementadas, já outras precisam ser cuidadosamente preparadas para serem bem sucedidas, evitando possíveis resultados inesperados. O primeiro e mais importante passo é o da mudança mental, da mudança cultural, da discussão ampla.
Para que ocorra essa mudança torna-se necessário o envolvimento de todos os participantes da comunidade escolar, mostrando que novas formas de aprender fazem mais sentido, tornando os alunos mais engajados e revelando que desta maneira eles terão melhores resultados.
O trabalho de sensibilização com exemplos concretos é fundamental para iniciar uma mudança significativa. O principal sucesso de qualquer mudança em uma instituição é o engajamento dos professores e gestores na promoção de práticas pedagógicas, no relacionamento com os alunos, nas metodologias utilizadas, na avaliação, no diálogo constante com as tecnologias. O professor deve ser o primeiro a querer esta mudança, tudo parte dele. A chave do sucesso de qualquer escola parte deste engajamento. O professor será o responsável em implementar as mudanças de forma significativa para seus alunos.

No começo é preciso focar, principalmente, em metodologias ativas, ensino híbrido e competências digitais. Ao envolver mais os alunos através das habilidades do professor, é possível torná-los protagonistas, que aprendam experimentando, desenvolvendo projetos, somando nas aulas invertidas, ou seja, há muitas formas de mobilização dos educandos que dão resultados mais rápidos, modificando as aulas convencionais. O investimento em técnicas de aprendizagem de maneira ativa é importante, porque aponta formas concretas de começar e ver resultados.
Por isso o MEAC (Método de Ensino Através do Coaching) desenvolveu a Formação do Professor Coach, um treinamento repleto de técnicas, vivências e novas oportunidades de aprendizado e métodos de ensino onde abordaremos mais de 35 conteúdos. O curso prevê a avaliação de perfil comportamental e o professor receberá um relatório com 97,7% de assertividade para que assim possa desenvolver melhor suas habilidades e competências, potencializando seu trabalho, dando maior significado e sentido ao seu propósito de vida: o ato de ensinar e aprender todos os dias. Este é o nosso novo jeito de ensinar e uma forma mágica de aprender.

Por Laura de Andrade – Master Coach.