O importante relacionamento entre Professor e Aluno

outubro 19, 2018 11:04 am

Independente de idade ou grau de formação, a relação do aluno com seu professor é de extrema importância para a produtividade da aprendizagem.

Quando o professor mantem um bom relacionamento, com foco no positivo e comunicação assertiva, o engajamento do aluno se dá de forma natural, aumentando sua performance em sala de aula e melhorando suas características como ser humano. Ao se portar como real líder de sua turma, atuando com técnicas de coaching, metodologias ativas e voltado a uma educação empreendedora, a troca de experiências, informações e conhecimento atinge resultados realmente eficazes.

Diariamente, o professor terá que lidar com muitos desafios em sala de aula: aluno desfocado, desatento, com índices de carência familiar, agressividade, rebeldia, entre outros. Para contornar estes obstáculos, é necessário estabelecer uma relação de confiança com os alunos, sendo ouvinte e praticante de feedbacks saudáveis, que auxiliem em seu desenvolvimento. Desta forma o aluno se sentirá mais motivado a aprender, e o professor a melhorar seus processos didáticos.

Além disso, contextualizar atividades ao cotidiano do aluno, dá sentido ao aprendizado e importância ao conteúdo ensinado. Assim como sempre manter a transparência em relação aos critérios de avaliação.

Estas atitudes são indispensáveis para o crescimento pessoal de cada um dos envolvidos, aprendendo a conviver com as diferentes opiniões e pensamentos. É a partir da sala de aula que esta ponte para o aprendizado e crescimento será aplicada na vida de cada um. Neste contexto é preciso que o educador tenha técnicas e metodologias tanto para incentivar seus alunos quanto para gerenciar potenciais crises.

O curso de Formação Professor Coach tem como objetivo formar verdadeiros líderes da sala de aula, capacitando e empoderando o professor para esta missão desafiadora, o tornando um PROFESSOR COACH.

Tag: , , ,