O PROFESSOR PODE SER MENTOR DO ALUNO?

outubro 25, 2018 10:32 am


Antes de falarmos do professor como um mentor precisamos clarificar exatamente o que é um mentor: é aquele que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva seus skills e aprimore sua performance.
Em outras palavras, um verdadeiro mentor ajuda a pessoa a ser melhor e a encontrar um sentido para a sua vida. São pessoas que, direta ou indiretamente, nos fazem acreditar em nossos sonhos, princípios, valores, atitudes, conhecimentos e sabedoria. Você consegue ver alguma relação entre o professor e o mentor?
Antes de tudo, é necessário que este professor disposto a se transformar em um mentor busque desenvolver novas habilidades e competências em si mesmo, e este caminho passa pelo autoconhecimento e por entender as técnicas e ferramentas de Coaching, que lhe darão base para desenvolver um trabalho com excelência.
O mentor não entrega as coisas prontas para seu aluno, o mentor trabalha para encoraja-lo a desenvolver novas competências e habilidades e desta forma, pensar de forma mais positiva e intuitiva transformando seu mindset.
Para isto, o professor precisa necessariamente entender que ele não sabe tudo e que ele precisa buscar novos aprendizados através de cursos e formações que o auxiliem a dar conta desta nova proposta de trabalho. O Coaching basicamente é um processo de perguntas onde o coachee/aluno deve encontrar as suas respostas. Através de estratégias e ferramentas, este professor/mentor conseguirá fazer com que este aluno comece a ver sentido naquilo que está aprendendo e estudando, principalmente quando falamos de adolescentes que precisam buscar um sentido e propósito em sua vida e acabam tendo muitas dúvidas.
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, o professor terá que buscar estas novas competências para saber ajudar este aluno digital, que diante de tantas informações, não conseguem decidir o melhor caminho e o futuro para sua vida. Se até pouco tempo os nossos adolescentes no Ensino Médio não sabiam o que fariam no vestibular. Imaginem agora? em que eles ainda não sabem quais as profissões do futuro e aquela que eles estejam mais próximos? Com tantas informações, as escolhas passam a serem mais difíceis, as dúvidas acontecem o tempo todo, cada site e cada local onde buscam informações, trazem a eles uma realidade ainda incerta.
É necessário que busquemos novos caminhos, não há modelo pronto, mas temos que caminhar valorizando tudo que já aconteceu, respeitando as opiniões de todos e fazendo com que a escola permaneça em um espaço mais democrático, onde as pessoas tenham a possibilidade de transformar a educação com criatividade e o dinamismo que o mundo de hoje exige.

O professor é convidado a fazer rupturas de pensamentos e considerar que precisamos do novo. Então porque não pensar a possibilidade de sermos os mentores de nossos jovens? Guiando-os para um futuro melhor e que faça mais sentido a eles? Para isso, é necessária a clareza de que precisamos nos reinventar a cada dia.
Laura de Andrade – Diretora de Escola e Master Coach.