Um case de Sucesso na Escola Êxito

abril 26, 2019 12:13 pm

No dia 25 de abril estivemos no Seminário de Diretores de Escolas do SINEPE/RS, Sindicato das Escolas Privadas do Rio Grande do Sul que aconteceu na PUC/RS. Na oportunidade tivemos a palestra de Eny Muniz, falando sobre Educação Maker,  a palestra foi boa e nos sentimos encantados em saber que nossa Instituição  trabalha também com a cultura Maker em sala de aula. Já postamos vários trabalhos mostrando isso.

 Contudo, o que me deixou mais feliz foi a fala com relação as mudanças necessárias na cultura do professor, onde ele deve fazer a gestão da aprendizagem em sala de aula. Saber que nossos professores já estão trabalhando dessa forma nos deixa orgulhosos, mas acima de tudo, saber que implantamos em nossa escola o Método de Ensino Através do Coaching – MEAC e ouvir os palestrantes falarem aquilo que fazemos é sensacional. Um jeito novo de ensinar, uma forma mágica de aprender acontece na Escola Êxito. Gostaria de agradecer imensamente a nossa equipe pedagógica e a nossa equipe de professores que se esforçam diariamente para fazer uma abordagem educativa que faça mais sentido para as nossas crianças e adolescentes. 

Por outro lado, ouvimos também Luis Felipe Serrao que falou da importância da Gestão Escolar, demonstrando que as diretrizes que um diretor dá a escola é fundamental para que as pessoas trabalhem com motivação e que os alunos tenham uma aprendizagem significativa. Na oportunidade ele falou muito da Educação do Reino Unido, na qual não podemos fazer muitas comparações mas devemos nos basear naquilo que é possível e pode dar certo dentro da nossa realidade. 

Nessa abordagem, o que mais me chamou a atenção é a importância que se dá aos líderes das escolas, no que se refere a uma equipe que transcende a retaguarda aos professores, que são os pilares que sustetam o processo educacional dentro da Instituição. Nesse momento, também estive muito orgulhosa em saber que minha equipe de gestores realiza um trabalho excelente contribuindo para o desempenho da escola, dos professores e alunos. Nossas lideranças são aquelas pessoas que atendem as famílias, os coordenadores pedagógicos, diretora e vice além de uma equipe da área da administração financeira e de recursos humanos. 

Tenho orgulho de todos. Penso que a nossa escola é um exemplo de sucesso, um case que me orgulha em todos os sentidos, no qual foi construído por muitas mãos, com apenas 14 anos de história nossa escola só cresceu, nunca tivemos um só ano sem crescimento, com crise e sem crise nós sempre crescemos mais de 10% ao ano e hoje contamos com quase 1000 alunos, nas nossas duas instituições.

Depois ouvimos Augusto Cury, que deu uma palestra diferente lembrando-nos sempre de trabalhar as questões socioemocionais dos alunos. Falou de seu projeto que é lindo mas que nos levou a desistir dele, uma vez que,  em nosso entendimento para o professor trabalhar a gestão emocional em sala de aula era necessário trabalhar primeiro nele e  só assim teria sentido qualquer interferência. 

Foi isso que fizemos com o Método de Ensino Através do Coaching, trabalhamos várias questões no curso onde os professores se colocaram muitas vezes no lugar do aluno, discutimos e realizamos muitas dinâmicas que tivessem uma abordagem de: autoconhecimento, gestão emocional, resiliência, empatia e muitas outras habilidades que procuramos trabalhar na formação de 64 horas. Hoje percebemos que nosso professor está mais preparado e a mudança na escola é evidenciada diariamente pelo companheirismo, comprometimento e trabalho engajado do grupo. 

Por último, foi falado na Base Nacional Comum Curricular e suas implicações pela Marcia Carvalho, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação e mais uma vez mostrou que estamos afinados com a nova base na educação infantil e no ensino fundamental.

Para finalizar quero dizer que somos uma equipe muito boa e temos muito a melhorar e aprender. Estaremos sempre lendo, ouvindo e discutindo educação de forma coerente e com a nossa participação efetiva para trazer o que há de melhor para nossos alunos e equipe. 

Nunca me cansarei de olhar para o futuro e assim  jamais nos acomodaremos em cumprir apenas aquilo que é nossa obrigação. A minha inquietude faz parte da minha equipe também e jamais estaremos prontos, jamais seremos os melhores, mas certamente daremos sempre mais sentido a educação que proporcionamos aos nossos queridos estudantes, pois eles merecem o que temos de melhor. 

Escrito por Laura de Andrade