Filhos no momento presente

abril 3, 2019 4:21 pm


O presente mais precioso que podemos oferecer aos outros é a nossa presença. Quando nossa atenção plena abraça os que amamos, eles desabrocham como flores”

Thich Nhat Hahat – Monge Butista

Viver o presente é um dos maiores ensinamentos que já recebi. Percebi que viver de passado muitas vezes nos torna depressivos, uma vez que, pensamos nisso e não podemos voltar atrás para mudar o que fizemos ou para sermos felizes novamente naquele momento que fomos.

 O excesso de futuro  torna-nos  ansiosos, pois parece que só chegando lá as coisas poderão ser melhores e diferentes, porém nem sempre é assim. Viver o momento presente também não significa esquecer o nosso passado, devemos honrá-lo acima de tudo, pois foi com ele que chegamos até aqui, foi através dele que aprendemos e estamos onde chegamos, devemos nos orgulhar de nosso passado mesmo que tenham sido momentos difíceis, sobrevivemos, construímos algo significativo.

Pensar no futuro é importante porque é com ele que sonhamos, que estabelecemos objetivos e metas, porém através do presente construímos e idealizamos nosso futuro, podemos pensar em  quais estratégias precisaremos para alcançar determinados sonhos.

No momento presente, também trazemos nosso passado, reproduzimos o que aprendemos, exibimos nossos valores e crenças e somos guiados por eles. Mas é no momento presente que tudo acontece e é nele que a tão sonhada paz interior  reside.

É de suma importância estarmos  no momento presente com nossos filhos, por menos tempo que tenhamos, o tempo é precioso para eles e para nós. Somos multitarefas, temos que fazer de tudo, mas acima de tudo,  temos que lhes dar atenção. Precisamos compreender que a ausência de momentos com nossos filhos podem mudar o futuro dele e da família. Muitas vezes, precisa de uma única vez, para acontecer algo que muda tudo.

É no momento presente que necessitamos nos dedicar, dizer “não”, quando for preciso, dar-lhes colo quando estiverem tristes, abraçar e deixar dormir junto quando estiverem com medo, dar apoio quando não conseguem estudar, compreender e ter empatia quando ele não consegue lidar com seus sentimentos. Os pais são os responsáveis pela maior parte da educação dos filhos que passará pelo sucesso, fracasso ou simplesmente existência neste mundo.

A atenção diária com nossos filhos é o maior presente que podemos ter e dar, pois o passado nós não mudamos e o futuro, embora podemos planejá-lo depende de fatores que muitas vezes  podem ser alterados.

O momento presente, com a sua presença,  é o que seu filho precisa!

Escrito por Laura de Andrade